domingo, 10 de outubro de 2010

Sobre Vendas

Um sujeito acaba de conseguir um cargo de vendedor em uma loja que vendia de tudo. Terminado o primeiro dia de trabalho o gerente de vendas pergunta:

- Como foi seu primeiro dia? Quantas vendas você fez?
- Fiz apenas uma - responde o vendedor.
- Uma só?! Espanta-se o gerente...
- Mas todos os outros vendedores fazem uma media de 20 a 30 vendas por dia. E de quanto foi a venda?
- R$ 245.350,00 - responde o vendedor.
O gerente arregala os olhos e pergunta intrigado...
- Como e que você conseguiu isto?
- Bem, ... vendi a este cliente um anzol pequeno, um médio e um grande. Vendi os três tipos de linhas para cada tipo de anzol e também todos os apetrechos para a pesca. Ao perguntar-lhe onde ia pescar e obtendo a resposta de que pretendia ir
ao litoral, informei-lhe de que seria necessário um barco. Então ele comprou um de 22 pés, cabinado com 2 motores, como o carro dele não seria capaz de reboca-lo, vendi-lhe uma Blazer...

O gerente interrompe:

- Você fez esta venda para um cliente que entrou aqui pedindo um anzol?!
- Não, ele na realidade veio me perguntar onde havia uma farmácia.
- Perguntei-lhe o que ele iria comprar lá e soube que seria um absorvente para sua esposa. Aproveitei e comentei: "Ja que seu fim de semana foi pro saco mesmo, que tal uma pescaria?"

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É uma piada, porém, há uma moral da história muito clara. O vendedor tem que ter muita percepção e audácia quando analisar o que um cliente almeja, e sempre lhe oferecer as melhores opções.

Vendedor tem que acreditar no seu produto, e apresentá-lo da melhor forma para o cliente. O cliente, inclusive pode pagar mais, se você demonstra diferencial para o concorrente. Agregar valor também é a melhor maneira de mostrar ao cliente a excelência do produto ou serviço.

Portanto, Senhor(a) Vendedor(a):

Se você vende um produto, acredite que ele é o melhor produto do mundo e que cairá como uma luva na mão do cliente.

Se você vende um serviço, acredite que a prestação de serviço é a melhor possível, e que o diferencial é o material humano que o executa.

Jamais deixe em cheque a credibilidade de um produto ou serviço. Isso é péssimo para o vendedor, o cliente, e principalmente a empresa que você representa.

BOAS VENDAS!

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